Implantando ideias para colher resultados
VÍDEO BLOG: COMO FUNCIONA O BASTIDOR DA BANCADA RURALISTA?
Por Luciana Lacerda e Ana Paula Cenci – Sócias Diretoras da ImPlantarBastidor da
Para quem pensa que a organização da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e toda a sua estrutura é algo recente e simples, ou seja, surgiu do dia para a noite, está super enganado. Há quase 20 anos a FPA vem tomado corpo e estruturando seus temas de forma estratégica e alinhada com as entidades nacionais do agronegócio.
Ou seja, as associações do agro fazem parte da Bancada Ruralista? Sim e Não! Hoje, para a Bancada funcionar, ou seja, gerar retorno para o campo o trabalho é feito de forma orquestrada entre as demandas da iniciativa privada, no caso as associações, e os deputados e senadores que são membros da FPA. Dessa forma, o bastidor da FPA é formado por mais de 40 entidades do agro, que vão desde agroindústria a produtores de grão e pecuária, que se encontram, com frequência, para debater os temas que afetam todos eles. E, são nessas “reuniões” que se constrói um alinhamento de como a FPA vai trabalhar o tema.
São essas entidades, que compõem o bastidor da FPA, que levam para os deputados e senadores, argumentos técnicos, ou seja números e dados para dar ainda mais embasamento no discurso do parlamentar. E é dessa forma, que o político eleito começa a entender mais sobre as demandas do campo e suas prioridades.
Essa informação sobre a atuação do bastidor da FPA é essencial para vc compreender como é feito o trabalho em Brasília.
E, não deixe de comentar o que achou desse vídeo!