A política é o instrumento que rege a vida das pessoas, trazendo seus deveres e benefícios para que a relação entre os cidadãos seja a mais harmônica possível. Ou seja, a política dita as “regras” do seu dia, sejam elas de trabalho, ambientais, até mesmo aquelas de diversão, dizendo as idades mínimas para compra de bebidas alcoólicas ou entrada em shows, espetáculos e cinema.
A política está na nossa rotina, mas muitas vezes achamos que nosso papel é apenas a cada dois anos indicando quem vai ocupar as cadeiras dos cargos que vão elaborar e aplicar essas regras. Cuidado, é aí que mora o perigo!
Nosso voto é o instrumento mais poderoso para transformar o Brasil em algo melhor segundo nossas crenças. Entretanto, o nosso papel de cidadão agro é acompanhar os políticos eleitos. Ação que precisa ser constante aos líderes de cada setor juntamente com os políticos. Afinal, fica claro, que é por meio de interações assim que a democracia poderá transformar o seu dia a dia.
Enquanto as pessoas não perceberem isso de forma clara, continuarão tendo uma “aversão” à política e aos políticos, e isso é extremamente danoso ao nosso país e ao nosso dia a dia, pois é assim que pagam impostos sem efetividade e ficam sem serviços públicos básicos de qualidade.
Aproveitando a oportunidade, deixo aqui a pergunta que não quer calar: quem acompanha o trabalho dos vereadores, prefeitos, deputados, governadores e presidentes estão fazendo?
Quer aprender como fazer isso? Nos acompanhe por aqui, e se tiver oportunidade, assista nossas palestras e cursos.
O foco aqui não é propaganda da nossa empresa, mas sim que você entenda que democracia parte da SUA atuação constante, e não apenas em ano eleitoral, para que quem foi eleito saiba se os projetos que pretende aprovar, se as obras que pretende fazer vão realmente atender a população que ele está representando ou não!
A forma mais legítima de fazer isso é através da representatividade do setor, seja por meio de associações, cooperativas, sindicatos, federações ou movimentos. Na política, o princípio básico deve ser atender ao coletivo, e essas representações são a voz do seu coletivo. Portanto, esteja associado, participe das reuniões de seu sindicato, entenda o que seu ou sua presidente está trabalhando com os políticos e ajude dando sua opinião!
Não queremos aqui trazer a ideia de que é obrigação de todos estar à frente de movimentos e associações, afinal cada um tem seus interesses e talentos. Mas dizer que não se “envolve com política”, que “não dá importância” ao seu voto e/ou ao sistema que representa seu setor, isso já não se pode mais, o Brasil precisa de cidadãos mais educados politicamente. E nós podemos te ajudar, pois a Implantar Assessoria Institucional tem a missão de levar esse conhecimento aos líderes do Agro!
Por quê? Pois acreditamos e amamos esse setor que alimenta o brasileiro, o mundo e que gera renda e transformação aos municípios, trazendo uma verdadeira melhoria de vida. Acreditamos no Agro, pois ele está em tudo! E é necessário que todo o Brasil perceba isso, especialmente em ano eleitoral!