Implantando ideias para colher resultados
Por Luciana Lacerda e Ana Paula Cenci – Sócias Diretoras da ImPlantar
Você é um produtor antenado nas mídias sociais?
Você curte a era digital como forma de comunicação?
Você busca dicas para o seu negócio nas mídias?
Para a ImPlantar uma das grandes vantagens das mídias sociais é que ela nos aproxima do nosso público, você, produtor(a) rural e profissionais do agronegócio. Mas para ficar cada vez mais “íntimos” temos que construir materiais que gerem valor para o campo, ou seja, que façam sentido no seu dia a dia e claro, te deixando mais informado. Isso porque, cada vez mais, as pessoas que estão do outro lado da tela, não curtem a comunicação clássica, formal, escrita e institucional – esse tipo de comunicação está em desuso, já era! O avatar (que é você no mundo digital) dá like e curte para quem conversa com ele, quem gera empatia e o mais importante quem produz conteúdo abordando seus questionamentos e dúvidas. Fácil? Não é, e o pior não existe “receita de bolo” para fazer com que a nossa mídia tenha milhões de seguidores ou de curtidas. Para isso é preciso estudar e se dedicar.
Avatar, dor, copyright, vídeos, legendas, algoritmos, impulsionamento e etc.. tudo isso é novo para nós e exige técnicas! Estudamos muito sobre o tema, sempre com o foco no agronegócio. Dizemos que o nosso diferencial é comunicar de forma fácil e estratégica o bastidor de Brasília para que o produtor se sinta parte (#facaparte, #vemprodebate). Para isso superamos a vergonha e ano passado começamos a publicar nossos próprios vídeos nas mídias sociais e a fazer conteúdos semanais para os clientes da ImPlantar, via Whatsapp. Pasmem o primeiro vídeo que publicamos foi há um ano e ele explicava a tão famosa segurança jurídica para o agro – resultado: mais de 700 visualizações, mais de 10 compartilhamentos e muitos comentários. Uma entrega super positiva para um primeiro momento! Em suma, em um ano de produção de vídeos, temos um acervo de aproximadamente 30 materiais, todos com o conteúdo para o produtor rural. Se você ainda não conhece passa lá no nosso Facebook e Instagram e deixe sua opinião!
Além do vídeo conversamos com os produtores e profissionais do agro por meio de publicações que têm foto e legenda, e sabe qual é o nosso diferencial? Jogamos fora o politiques e falamos na mesma linguagem do campo, simples e direta. As vezes, rodamos e rodamos, porque a retirada dos jargões políticos não é tarefa simples, afinal vira um hábito. Buscando eliminar termos complexos e utilizando as técnicas de copyright passamos a produzir conteúdos que nos aproximam ainda mais do nosso público. Pinba! Mais uma conquista, os produtores interagem, mandam perguntas e o melhor comentam os assuntos com intuito de fazer parte dos debates que envolvem o agro em Brasília. Isso é ótimo, pois o espectador se sente parte integrante do debate, afinal o assunto tratado no bastidor impacta diretamente ele.
Se chegamos até aqui de um dia para o outro? Não! Há dois anos, criamos a ImPlantar Assessoria Institucional e fizemos o tradicional plano de negócio. Mas dentro de nós piscava uma luz e uma vontade bem inovadora e, claro, desafiadora: a comunicação na era digital. Na época estudamos diversos dados, queríamos saber o máximo de informação sobre você, nosso público alvo, como idade, sexo, onde mora, faixa de renda e a informação mais valiosa – ele está conectado nas mídias como WhatsApp, FaceBook, Instagram e Linkedin? Naquele dia, tivemos algo valioso em nossas mãos e uma grande oportunidade se abria para a ImPlantar: comunicar com o produtor por meio das mídias sociais. E se nos permitem, vamos além, hoje a nossa comunicação tem a missão de politizar o produtor para que ele entenda o impacto do trabalho político realizado em Brasília. Queremos mostrar que as decisões tomadas na Capital Federal afetam diretamente o dia a dia da fazenda. Logo ele tem que participar e não pode achar que isso é coisa apenas de político.
Depois de colocar este alvo em nossa mente e ver a oportunidade que as mídias nos dão todos os dias, mãos à obra! Nesse momento você pode estar pensando: foi fácil para duas garotas jovens e que são conectadas. Errado!!!! Ao decidir trabalhar a comunicação digital fazemos um planejamento estratégico mensal e o primeiro passo é entender o que está sendo discutido em Brasília de relevância para o agronegócio, especificamente para o produtor (a). Aqui vale uma observação, pois a escolha desse “assunto” está diretamente ligada ao nosso bastidor, ou seja, às reuniões que participamos no executivo, os debates no legislativo e claro o acompanhamento da Frente Parlamentar do Agropecuária (FPA) – dessa forma o conteúdo vem do nosso off-line.
O trabalho está só no começo, afinal são só dois anos de mídias sociais e um ano de produção de vídeos. Sabemos que comunicar na era digital não é tarefa fácil, visto o bombardeio de informações diárias. Já parou pra pensar em quantas mil mensagens recebemos por dia no WhatsApp? Mas estamos trilhando esse caminho felizes e animadas. Por meio de acerto e erro buscamos ficar mais próximas do nosso público e desmistificar a política, mostrando que ela afeta totalmente a sua rentabilidade. Comunicar na era digital é uma das “praias” da ImPlantar e se você ainda não está fazendo parte dessa “praia” te convidamos para curtir esse mundo avassalador das mídias sociais! Vem com a gente, vem para o debate, #facaparte!